• Camila Wolf

Fantasiar sobre o futuro pode atrapalhar... seu futuro!

Um estudo publicado em 2002 no Journal of Personality and Social Psychology revela que fantasiar sobre o futuro pode ser um empecilho para conseguir o que deseja.

Os pesquisadores estavam empenhados em tentar entender como as pessoas se saiam em quatro desafios: ser contratado em um novo emprego, sair com um novo parceiro, ser submetido a uma cirurgia e fazer uma prova.

Os resultados mostraram que aqueles que tinham fantasias positivas apresentavam resultados inferiores aos que tinham expectativas positivas quanto ao desafio proposto.

A diferença entre os dois termos pode parecer pequena, mas não é.

Expectativas são projeções baseadas em experiências passadas. Podemos verificar na nossa história de vida, como nos saímos em situações similares e fazer adequações para eventos futuros. Espero que tudo corra bem na cirurgia, pois já passei por outra cirurgia bem-sucedida antes. Espero sair bem na prova, pois na última que fiz, tive rendimento mediano e escolhi reforçar os estudos dessa vez.

Por outro lado, fantasiar é uma expressão de desejos e sonhos que não possuem fundamentos na realidade. Eu desejo arrumar um bom namorado, mas não sei exatamente o que chamo de bom namorado. Eu desejo ser bem sucedido na minha profissão, mas não tenho comportamentos que me levarão a esse objetivo.

Nosso cérebro tem dificuldade em distinguir situações reais de imaginárias, como uma lembrança que você não sabe se viveu, se viu na televisão ou se ouviu alguém contando. A sensação de recompensa, criada pela fantasia, é experienciada no aqui e agora, diminuindo a motivação para atingir os objetivos na vida real.


Fantasias são vividas apenas no campo dos desejos, enquanto expectativas estão no campo da realidade. E é somente na realidade que as mudanças acontecem.

Lembre-se que não adianta sonhar com a Mega-Sena… é preciso comprar o bilhete.

164 visualizações0 comentário

TERAPIA A DISTÂNCIA - QUERIDA ANSIEDADE

Rua da República, Jardim Vitória 
Goiânia-GO CEP 74865-320

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

©2016 - 2020 por Terapia a Distância.